terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Celta Blond Linx


Recentemente resolvi mudar uma receita de uma Weiss que faço de vez em quando.
Fiz esta cerveja de trigo, para o aniversário da minha filha e festas de fim de ano.
Inspirado pela Áppia da Colorado, sempre usei mel em sua fórmula, mas ao contrário da famosa cervejaria que adiciona o mel antes da fermentação, eu sempre adiciono o nobre ingrediente como priming, para a refermentação na garrafa, para a carbonatação da cerveja. Isto confere um aroma muito melhor às cervejas de trigo que já costumam ter aroma frutado.
Acontece que um dia antes da brassagem dessa cerveja, minha esposa ganhou da minha sogra algumas folhas de Capim Cidreira, ou Capim Limão. E me ocorreu uma idéia: já li muitas vezes que diversas cervejarias utilizam cascas de frutas cítricas como laranja e limão para aromatizar as suas cervejas de trigo. Então por que não usar o Capim Limão, que já tem esse nome justamente por ter um cheiro muito parecido com a casca do limão. E fui o que eu fiz, piquei e adicionei algumas folhas do capim ao mosto.
O resultado foi conhecido no ultimo Sábado quando eu abri um barril de 10 litros para o aniversário da minha filha. Estava maravilhosa a Weiss.
Aviso aos tradicionalistas cervejeiros que a cerveja não ficou com gosto de chá de Cidreira e nem cheiro.
Ficou com um aroma frutado cítrico muito bom e no sabor só aquele final na boca com um leve citrico. Me surpreendi com essa Weiss, todos na festa adoraram, até os chatos de plantão que só bebem rótulos me deram os parabéns.
A espuma dela estava muito cremosa e persistente, no sabor tinha um adocicado do malte de trigo e um pouco do sabor do mel, muito agradavel, mas era o aroma que estava ainda melhor: mel de florada do serrado , banana, casca de limão e cravo.Muito complexo.
Sinceramente valeu a pena inovar, e esta fórmula não mudo mais.

Eu já havia feito sucesso com uma cerveja que leva mel na refermentação no programa ''Bytes And Beer'', só que não era uma Weiss e sim uma Golden Ale.
Para quem quiser dar uma olhadinha no programa, vou postar o link abaixo:

http://br.youtube.com/watch?v=4yFWwzKoE-4

Abraços e um Feliz Natal e Próspero Ano Novo regados a muitas cervejas especiais.

2 comentários:

  1. Hummmm...uma sede repentina me apanhou!!
    Luis, parabéns pela nova criação!
    Espero experimentá-la um dia.
    Grande abraço e ótimo final de ano,
    Menke : )

    ResponderExcluir
  2. Olá Menke,valeu !!
    Olha, eu estou arquitetando um churrasco aqui em Ribeirão, só para trazer os confrades do ''Brejas'', o Afonso Landini e o Rodrigo Tozzi do ''Hummmm,Cerveja !!!!'',além de alguns cervejeiros de Ribeirão, só para poder servir alguns Chopps especiais e falarmos sobre cerveja.
    Já mandei um e-mail ao Mauricio sobre isso.
    Este churrasco deve acontecer em Fevereiro se tudo der certo, e conto com a sua presença.

    Abração e ótimas festas pra você também

    ResponderExcluir