segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A primeira brassagen de uma Zéfinha

Alguns meses atrás, durante o primeiro curso que o Botto ministrou aqui em Ribeirão Preto e eu fiz questão de participar, um dos alunos que estavam lá para aprender a nobre arte de fazer cerveja, me chamou a atenção.
Durante o beer-brake do curso me aproximei do simpático senhor e disse a ele que o conhecia de algum lugar, e conversa vai e conversa vem, lembrei de onde era.
O tal senhor de quem estou falando é o Dr.José Geraldo Pavan, um dos mais renomados médicos otorrinolaringologistas do Brasil, aqui do Hospital São Francisco.
Quando lembrei de quem ele era, lhe contei que quando uma de minhas filhas tinha apenas 1 ano e meio de idade ele a havia feito uma operação para a retirada das amigdalas e adenóides e que hoje essa minha filha já tem 21 anos e está cursando a faculdade.Pronto, viramos amigos na hora.
Um mês depois durante a degustação da cerveja que fizemos no curso do Botto, lá no Biergarten, nos encontramos novamente e eu o convidei para participar da primeira degustação das minhas cervejas no Vila Dionisio.
Lá no Bar ele me disse que queria produzir a sua primeira cerveja e eu então o incentivei ainda mais.
Passados alguns dias recebi um e-mail dele me pedindo informações de onde comprar equipamentos e matéria prima para poder produzir a sua primeira cerveja,e eu prontamente indiquei a ele o Afonso Landini,da Turma Da Cerveja de Campinas-SP, e disse ainda, que o ajudaria com a sua primeira brassagem.
Mais alguns dias se passaram enquanto trocavamos e-mails quase que diariamente sobre as opções de equipamentos e matéria-prima e qual seria a melhor cerveja para a primeira brassagem, etc..
Quando chegaram os equipamentos e a matéria-prima e ele já havia feito as adaptações em sua casa para a produção de sua primeira cerveja, marcamos a data da brassagem para Domingo, dia 30/08.
Como ele sabia que passariamos o dia todo na bela casa dele, produzindo a tão sonhada cerveja, gentilmente pediu que eu trouxesse minha esposa e minha filha, que ele iria fazer uma feijoada (e que feijoada!!) para nós.
A cerveja escolhida para a primeira brassagem foi uma Belgian Pale Ale que levou em sua fórmula malte Pilsen, malte Caraamber, malte Viena, malte Melanoidina, aveia em flocos, açucar mascavo, e os lupulos foram o Hallertauer Tradition e o Saaz.
Para que ela tivesse as características de uma cerveja belga usamos uma levedura da Fermentis que continha essas tais características,o S-33.
Dr. Pavan que é um homem inteligentíssimo, fez adaptações em seus equipamentos de dar inveja a qualquer homebrewer, ficou tudo muito funcional e prático, quase não tivemos trabalho para produzir a cerveja, começamos as 11:00 hs da manhã e as 9:00 da noite inoculamos o fermento.
Correu tudo muito bem e tivemos uma alta eficiencia com a brassagem, que apresentou uma OG de 1,067, precisamente dentro do esperado.
Pelo que vi, logo logo, teremos mais um homebrewer de qualidade em Ribeirão.
Foi um dia muito agradável na casa dos Pavan, a familia dele nos recebeu muito bem, são pessoas maravilhosas o Pavan e sua esposa Narcisa e seus queridos filhos Theo e Taty.
No dia seguinte a produção da primeira Zéfinha (nome bem humorado que o Pavan deu a sua cerveja, para tirar sarro de suas cunhadas) recebi pela manhã, um e-mail do Pavan todo contente, me dizendo que logo as 6:30 da manhã a cerveja estava num blu-blu-blu tremendo, o que indica que o fermento,o verdadeiro mestre-cervejeiro, está cumprindo direitinho o seu papel.
Fiquei muito feliz por essa nova amizade que a cerveja me trouxe, aliás como diz o meu grande amigo Mauricio Beltramelli do Brejas, ''eu nunca vi ninguém fazer amizades bebendo leite''.

Um comentário: