segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Celta no Vila Dionisio (outra vez)

Mais uma vez tive a honra de ter 2 de minhas cervejas servidas no incrivel Vila Donisio de Ribeirão Preto, na ultima sexta dia 28/08 ( pra quem ainda não sabe, dia de Santo Agostinho, padroeiro dos cervejeiros).
As cervejas que foram servidas para os amigos apreciadores da boa cerveja artesanal eram uma Belgian Strong Golden Ale e uma Red Ale.
Participaram dessa degustação amigos do circulo cervejeiro Ribeirãopretano: Marcelo Vesoloski e Gabriela Benedine do Biergarten, Gustavo e Marcelo Danhone, Vessecki e sua namorada,Daniel Navarro e Anna Regina, Dr. Paulo Zanello,Dr.José Geraldo Pavan e sua esposa Dra. Narcisa Pavan, Renato, Carlão e suas esposas que fundaram recentemente o Clube Da Cerveja, amigos dos proprietários do Vila Dionisio e tantos outros que apreciaram as cervejas.
A Belgian Strong Golden Ale feita com 3 tipos de malte, aveia, açucar mascavo, 2 tipos de lúpulo e mel, foi fermentada com levedura de cepa belga que lhe proporcionou notas incriveis de banana e cravo-da-india que apareciam bem tanto no aroma quanto no paladar.
Sua cor era um bonito alaranjado e sua espuma estava muito cremosa e persistia até o ultimo gole, na taça.
Uma cerveja bastante encorpada onde o lúpulo aparecia mais suave do que em outros estilos de cerveja belga.Verdadeiramente uma ótima cerveja modéstia a parte.
A Red Ale me deu um susto, um pequeno incidente quase estraga a festa.
O anel de vedação do extrator KEG, do barril em que ela estava, se rompeu e a cerveja descarbonatou, pois o gás escapou e sem esse insignificante anel de vedação o pessoal do bar não conseguia dar pressão no interior do barril e consequentemente não conseguiam levar a cerveja até as torneiras.
Tive que sair as pressas do bar e ir voando para casa buscar outro anel de vedação e a chave para abrir o barril, mas no final deu tudo certo.
Essa Red Ale foi elaborada com 6 tipos de maltes,sendo 4 só de variações de malte caramelo, e lúpulo americano fresquíssimo da variedade Bravo que ganhei do pessoal da USA Hops, lá na Brasil Brau 2009.
A cerveja mesmo com o problema da baixa carbonatação estava também muito boa arrancando elogios dos lúpulo-maníacos, já que estava lupuladíssima.
Foi outra noite deliciosa no Vila Dionísio.
Os propietários do bar, Rodrigo Duarte e Rogério Tosi, é claro, também participaram da degustação das minhas cervejas e as elogiaram muito.
Mas pra falar a verdade, quem tem que elogiar sou eu.
O bar é fantástico, atendimento competente, ambiente pra lá de agradável, e o respeito que eles tem com as cervejas que servem, garanto que poucos bar no Brasil têm. Merecem mesmo o titulo de melhor bar do Brasil.
Bem, só tenho que agradecer por ter a sorte de ter minhas cervejas servidas num lugar como aquele.
Um agradecimento especial a todos os queridos amigos apreciadores da minha humilde cervejinha.
Forte abraço a todos.

2 comentários:

  1. Poxa, deu agua na boca só de ler!
    Veja se aparece hoje no Biergarten pra confraternização dos cervejeiros ribeirãopretanos.
    Estarei levando meu mais novo Ale Mead. Não ficou nada especial, mas com certeza está bem melhor que as duas receitas anteriores de hidromel.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Grande Fred,

    Com certeza estarei lá no Biergarten hoje para a 1ª reunião oficial da ACERVA - RIBEIRÃO, e levarei para o encontro 15 litros de um chopp Red Ale, o mesmo que foi servido no Vila Dionisio a semana passada.
    Será um prazer degustar do seu hidromel e espero que goste da minha cerveja também.

    Abração e te vejo por lá.

    ResponderExcluir