terça-feira, 30 de junho de 2009

Semana Cheia de Cerveja !!

A semana de 21/06 a 27/06 jamais será esquecida por este cervejeiro que vos escreve.
Foi a semana mais intensa que eu vivi nesses quase 13 anos que me dedico a estudar e a produzir cerveja.
Começou no Domingo dia 21 quando tive a honra de participar de uma degustação super VIP da Colorado Black Rapadura, uma Vintage do tipo Imperial Stout, que é simplesmente divina.
A nova Colorado foi servida no Bar Cervejarium para alguns convidados de Marcelo Carneiro, proprietário da Cervejaria Colorado.
A cerveja que só seria lançada no Brasil Brau 2009, foi servida 2 dias antes para alguns privilegiados que puderam beber a nobre bebida acompanhados de ninguém menos que Marcelo Carneiro, que ouvia pacientemente as impressões de todos sobre a sua nova cerveja.Coisa de Marcelo que é a simpatia em pessoa.

No dia 22 também participei pela primeira vez do famoso ''Conselho de Segunda'' no Biergarten que nesse dia foi super especial, pois nós nos reunimos para acertar os ultimos detalhes da viagem ao Brasil Brau 2009.
A Gabriela e o Marcelo do Biergarten mandaram até fazer lindas camisetas para que todos estivessemos uniformizados no Brasil Brau.


Depois de tudo acertado, já de manhãzinha saímos rumo a São Paulo, mas tendo Piracicaba como primeiro destino onde passariamos na casa do também homebrewer Philip Zanello que estava aqui em Ribeirão na casa de seu irmão o Dr. Paulo Zanello que também foi conosco para a feira.
A trupe do Biergarten que foi ao Brasil Brau era composta assim: No meu carro, eu, Gustavo Danhone e seu irmão Marcelo Danhone, Daniel Navarro e sua esposa Anna Regina e no carro de Marcelo Vesoloski, o próprio, sua esposa Gabriela, Dr. Paulo Zanello, seu irmão Philip Zanello e o Paulão uma figuraça que foi meu companheiro de quarto no Hotel Panamericano na Rua Augusta.

Chegando a Piracicaba fomos direto conhecer a micro-cervejaria Cevada Pura, onde além de conhecer toda a fábrica,também pudemos degustar algumas de suas cervejas que são muito boas e ainda de quebra presenciamos as primeiras garrafas sendo envasadas, uma vez que a cervejaria só comercializava suas cervejas em barris KEG.
Logo logo teremos a Cevada Pura aqui em Ribeirão através do Biergarten, aguardem.


Depois que saímos da Cevada Pura fomos até a casa do Philip para pegar alguns barris da cerveja dele que iria participar do Brasil Brau pela ACERVA Paulista.
Chegando lá conhecemos a sua ''nano'' cervejaria que é super organizada, com todos os equipamentos num cantinho da bela casa de Phil que é na verdade uma chácara num condominio da Bela Piracicaba.
Os pais dele nos receberam muito bem e são pessoas simpatissíssimas, nos convidando para uma próxima visita, dessa vez com mais tempo.

Saímos de Piracicaba e fomos direto para São Paulo pois já estavamos atrasados e ansiosos para conhecer logo a feira.
Chegando em São Paulo, passamos primeiro no Centro de Convenções Frei Caneca, onde acontecia a feira para deixar os barris da cerveja do Phil Zanelo, e depois corremos para o hotel que ficava a uma quadra do Centro de conveções, para deixar os carros e a nossa bagagem, e aí então voltamos para a tão esperada Brasil Brau 2009.


Meus amigos posso lhes dizer que a Feira não era nada daquilo que eu esperava.....
ERA MUITO MELHOR !!!!!!
O que é aquilo ? É uma Disneylandia da cerveja para quem é amante do nobre liquido e pra quem fabrica cerveja, desde um pequeno homebrewer como eu até a uma Ambev.
Lá conhecemos toda a espécie de fabricante de equipamentos, seja para o pequeno produtor ou para o mega-produtor de cerveja.

Além de maltearias, produtores de lúpulo, editoras de revistas especializadas em cerveja, empresas de produtos químicos só voltados à fabricação de cerveja, fabricantes de produtos para servir cerveja, tais como chopeiras, barris, copos e canecas de vidro e cerâmica, garrafas, gráficas de bolachas e rótulos, fábrica de tampinhas, produtos importados para homebrewer, tudo tudo tudo MESMO para cerveja.


Mas a melhor parte vem agora: TODAS as macros e micros cervejarias importantes do Brasil estavam lá e a gente podia beber a quantidade que quisesse de toda cerveja de qualquer uma das marcas, e além das cervejarias ainda estavam presentes as ACERVAS Paulista, Carioca, Catarinense, Gaúcha e Mineira com as maravilhosas criações de seus homebrewers associados.
Era uma cerveja melhor que a outra a todo instante, a gente não tinha descanso no ''sacrifício'' de degustar cerveja por cerveja de cada micro-cervejaria, e de cada homebrewer das ACERVAS.


E a gente ainda tinha o prazer de conhecer os mestres cervejeiros de cada uma delas e poder dizer pessoalmente o que nós achavamos das cervejas que eles haviam feito.
Também conhecemos os famosos que escrevem e ajudam a fazer a cultura cervejeira do Brasil atualmente, como Mauricio Beltramelli e Daniel Calichio do Brejas, Roberto Fonseca do Estadão, Paulo Feijão do Obiercevando, Eduardo Passareli do Edu Recomenda, Cilene Saorim e Ubiratan Sennes da revista Beer Life, Rodrigo Campos do Para que vocerveja e tantos outros que lá estavam.


Conhecemos também os proprietários das micro-cervejarias que estavam lá para saber o que achavamos de suas cervejas, como Marcelo Carneiro da Colorado, Alexandre Bazzo da Bamberg, Marco e Ronaldo Falconi da Falke Bier e mais um monte de corajosos empresários que se arriscaram a produzir ótimas cervejas no Brasil com suas leis malucas de tributar mais o pequeno produtor de cerveja que o grande.
Também compareceram ao evento proprietários de Bares famosos do Brasil como Cassio Picolo do Bar Frangó de São Paulo, Andréa Sacco do Bar do Italiano em Campinas e Rogério Tosi, Ronaldo Couto, Weber Ribeiro e Alexandre Zanim do nosso querido Vila Dionisio de Ribeirão Preto e tantos outros que ví por lá.


Ainda na Quarta a noite fomos convidados por Marcelo Carneiro da Colorado a participar do coquetel de lançamento das cervejas de micro-cervejarias americanas que ele próprio irá representar aqui no Brasil e terá a representação das suas Colorados nos EUA pelos cervejeiros amigos de lá.
O coquetel foi no Bar Frangó e contou também com a participação de todas as personalidades acima mencionadas por este cervejeiro que vos escreve, além do pessoal da Associação Americana dos Plantadores de Lupulo, de quem este cervejeiro ganhou alguns sacos de lúpulo bem fresco para produzir algumas cervejas especiais (adivinha se eu não fui lá pedir, rsss).
Nesse coquetel degustamos inumeras cervejas americanas e posso dizer que eles são muito felizes nas cervejas que fazem. Todas MARAVILHOSAS !!!!

Foi uma deliciosa experiência o Brasil Brau e mal posso esperar o Brasil Brau 2011 que é uma feira que acontece de 2 em 2 anos.
Quero deixar aqui um abraço especial para Gabriela Benedini e Marcelo Vesoloski por terem me convidado a fazer parte da trupe do Biergarten e assim compartilhar com todos os amigos de lá essa experiência maravilhosa que foi o Brasil Brau 2009.

Ficamos 2 dias na feira, 23 e 24/06 e voltamos na Quinta dia 25, e já logo na Sexta dia 26 eu envasei uma Golden Ale que fiz especialmente para o Vila Dionisio, que sem maturação nenhuma se apresentou já muito boa, mal posso esperar para que todos provem dela.


E fechando com chave de Ouro esta intensa semana cervejeira, eu fui acompanhar o 2º Pratos & Brejas, evento de degustação de cerveja harmonizando cada uma delas com um prato especial.
O evento como é do conhecimento de todos é organizado pelos confrades do Brejas, pela nutricionista Fabiana Panobianco, e pelo Chef Manuel Alves Filho, carinhosamente chamado de Chef Mané, e acontece no delicioso Bar do Italiano em Campinas do Andréa Sacco.
A simpatia de Chef Mané e de Mauricio Beltrameli, aliada ao bom gosto da Fabiana e ao espaço maravilhoso do Bar do Italiano, deram a todos mais um adorável Pratos&Brejas.
Como não podia deixar de ser, o evento foi um sucesso.
Pratos simplesmente deliciosos harmonizando divinamente com as sempre òtimas cervejas da Bamberg e da Colorado, as duas melhores cervejas artesanais do Brasil, sem duvida.


O evento começou com um welcome drink com a Pilsen da Bamberg harmonizando com queijos variados, e depois veio uma entrada de espetinho de queijo coalho com banana da terra grelhados e que foram servidos com molho de aceto balsâmico e mel com redução e pimenta rosa, que estava maravilhoso e harmonizou perfeitamente com a Colorado Áppia.
O prato principal foi costelinha de porco que foi marinada na cerveja do tipo Alt da Bamberg e depois assada e servida com batatinhas cozidas em molho de vinho e harmonizada com a mesma cerveja Alt da Bamberg.Fantástica !!!
A sobremesa foi tiramisù de uma receita especial da familia do Italiano guardada a sete chaves que também harmonizou perfeitamente com a Colorado Demoiselle.


Ufa!! Que semana cheia.Quisera eu que todas as semanas da minha vida fossem assim tão deliciosas.

Um abraço a todos os amigos que participaram comigo da viagem ao Brasil Brau 2009 e a todos os amigos que vão ler esse extenso texto das minhas aventuras cervejeiras.

Até o próximo post.

11 comentários:

  1. Grande amigo Luis,
    Me emocionei com esse texto. Traduz, de forma sincera, as emoções que nos acompanham nessa vida de entusiastas da cerveja. Gostei tanto que tomei a liberdade de linká-lo no Blog do BREJAS:
    http://www.brejas.com.br/blog/01-07-2009/semana-cheia-cerveja-2394/
    Espero que me perdoe pelo atrevimento. E lhe agradeço por dizer, de forma simples e completa, o que eu estava pensando escrever há dias.
    Um abração do sempre amigo daqui de Campinas.
    MAURICIO BELTRAMELLI
    www.brejas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que bela semana, eh uma semana par aorgulhar qual quer uma que estaeja no meio da cultura cervejeira. Infelizemnte naum tive oportunidade de participar dos eventos devido ao meu trablaho, mas graças a deus esses eventos naum são unicos e pretendo participar de todos que forem possuvel, como o passar do tempo. Parabens pelo texto bem completo e explicativo.

    ResponderExcluir
  3. Mauricio,
    que atrevimento, que nada, pra mim é uma HONRA ter um texto meu citado e indicado pelo Brejas.
    Você sempre foi o melhor escriba da Internet, e sempre me deliciei com seus textos, já te disse isso uma vez quando li a matéria das Oktoberfests da sua mocidade.

    Muito obrigado e um abração aqui do irmão de fé.



    Grande Renato,

    O mais assiduo comentarista do Brejas.

    Que bom que gostou do meu texto, espero ter você aqui sempre.
    Sei que você também curte e colabora com o desenvolvimento da cultura cervejeira.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Luis,

    Um relato entusiasmado e rico em emoção, realmente a semana passada foi uma das mais ricas da cultura cervejeira nacional, muita coisa aconteceu e foi um imenso prazer conhece-lo pessaolmente e poder compartilhar alguns destes momentos inesquecíveis contigo.

    Forte abraço e não vejo a hora de ir a Ribeirão Preto.

    Paulo Feijão
    www.obiercevando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Luís,

    Realmente depois de trocar tantas palavras por e-mail foi uma grande alegria poder te conhecer pessoalmente. A forma como tudo aconteceu nesta grande feira da cerveja brasileira só serviu para deixar o momento mais inesquecível ainda. Já estou com saudades.

    A vontade de visitar Ribeirão Preto já existia. Agora com esse convite para visitar a Colorado ciceroniado por você é covardia. Vou assim que der!

    Agradeço demais a carona até o Frangó. O evento do GPS e só um detalhe que vai deixar as memórias deste dia ainda mais divertidas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fala Luiz, acabei chegando aqui pelo Brejas, como disse o Maurício lá, era a melhor maneira de saber como foi a semana. Realmente um relato muito legal, não vou comentar o que já foi comentado :)

    Na próxima com certeza estaremos lá, quem sabe com alguma versão da Habeas que ainda está só na idealização.

    Grande abs vc e a todos os "amigos virtuais".

    ResponderExcluir
  7. Feijão,
    Também foi um prazer conhece-lo lá na feira, o seu ótimo blog faz parte das minha leituras diárias quando o assunto é cerveja.
    O trabalho conjunto de todos nós vem estimulando e ensinando o brasileiro o que é o rico mundo da cerveja.

    Quando vier a Ribeirão me avise, faremos juntos um tour pela cidade.

    Abração meu amigo.




    Rodrigo,
    Que bom ter te encontrado lá na feira e poder passar bons momentos juntos degustando aquelas maravilhosas cervejas, principalmente as que os americanos da USA Hops trouxeram.Que carater fantástico de lúpulo elas tinham.
    Venha mesmo a Ribeirão, tenho certeza que será bem recebido.Aqui todos apreciam o seu trabalho com o Para que vocerveja.
    Como eu disse ao Feijão também estou a sua disposição para um tour pela cidade.

    Forte abraço amigão.





    Stemano,
    Faço votos que a sua Habeas Corpvs esteja no próximo Brasil Brau, seria um prazer poder degustar uma boa cerveja feita por você lá na feira.O primeiro passo é sempre o mais importante.
    Aqui em Ribeirão estamos formando uma ACERVA do Interior para poder participar em 2011 da feira, estamos muito animados com a idéia.

    Abração e vá em frente.

    ResponderExcluir
  8. Luís, embora atrasado, quero agradecer a sua presença no 2º Pratos & Brejas e a divulgação generosa em seu blog. Como diria o Faustão, você já é nosso sócio. E sinta-se intimado para o 3º Pratos & Brejas, que ocorrerá em agosto, e que já está sendo gestado por nós.

    Um abraço e um brinde

    Chef Mané

    ResponderExcluir
  9. Chef Mané,
    Eu é que tenho que agradecer pelo empenho de vocês em nos dar um delicioso evento como aquele.
    Ótimos pratos, com ótimas cervejas e com ótimos amigos.
    Tenho certeza que o Pratos&Brejas só irá crescer.

    Um forte abraço aqui do amigo que é tão apaixonado quanto você por boa gastronomia e boas cervejas.

    Até o próximo Pratos&Brejas, então.

    ResponderExcluir
  10. Opa! Quando tiver Celta no biergarten de novo me avisa que eu quero tomar!
    Alias, dia 4 de Setembro vai ter hidromel novo por lá, apareça!

    ResponderExcluir
  11. Grande Fred,

    Estamos trabalhando para Celta virar uma microcervejaria, e com certeza o Biergarten será o nosso maior parceiro.

    Estou muito curioso para experimentar o seu famoso hidromel.

    Abração

    ResponderExcluir