segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pratos & Brejas














No ultimo Sábado participei do primeiro ''Pratos & Brejas'', evento realizado pelos confrades do Brejas, com a colaboração do Chef Manuel Alves Filho, ou como é mais conhecido, Chef Mané.


O evento que foi realizado no famoso Bar do Italiano em Campinas - SP, apresentou a harmonização de pratos com cervejas e estas harmonizações ficaram a cargo da nutricionista e também amante da cultura cervejeira, Fabiana Panobianco, que é minha conterranea, aqui de Ribeirão Preto, e é esposa do Mauricio Beltrameli do Brejas.



O evento contou com diversas personalidades do mundo cervejeiro, como o ''escriba'' Mauricio Beltrameli, principal articulista do site Brejas, Ricardo Sangion, um dos idealizadores do Brejas junto com o Mauricio, diretores da Schincariol, importadores e distribuidores de cervejas da Nono Bier, Afonso Landini e Priscila Landini da ''A Turma da Cerveja Artesanal'' que é a principal empresa do Brasil em vendas de equipamentos e matéria-prima para cerveja artesanal, além dos proprietários do famoso Bar Vila Dionisio de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, bem como outros convidados amantes de cervejas especiais e bons pratos.




Os pratos foram servidos na seguinte ordem:


Após um welcome drink com bruschettas de berinjela que harmonizaram perfeitamente com a cerveja Devassa Loura do grupo Schincariol, foi a vez das bruschettas de abobrinha, as quais tiveram a companhia da Baden Baden Weiss(também do grupo Schincariol) cerveja do estilo German Weizen (trigo), que também harmonizou perfeitamente.Uma delicia.




A seguir veio o prato principal, que era composto por cordeiro com polenta cremosa e a cerveja escolhida para harmonização foi a belga Achel Trappist Brune do estilo Belgian Dubbel.


Não podiam ter escolhido melhor cerveja, casou divinamente com o prato.



E por ultimo, para finalizar o menu-degustação, foi servido um pain perdu [pão perdido, em português], sobremesa típica de bistrô que leva purê de banana, pão, creme inglês, rum e gotas de chocolate, e para harmonizar com esta sobremesa a divina Colorado Demoiselle, algo que me encheu de orgulho pois a cerveja é de Ribeirão e foi considerada a melhor cerveja do mundo em seu estilo no ultimo European Beer Festival.




Foi um dos eventos mais agradaveis e bem feitos que eu já tive o prazer de participar, os pratos foram muito bem harmonizados com as cervejas que eram maravilhosas, principalmente a estrela do menu que foi a Achel Trapist Brune.



Lá mesmo, no ''happy end'' da festa já se discutia o melhor dia para ser feito o Segundo ''Pratos & Brejas '' e ao que me parece será em junho próximo.


Quem não teve a oportunidade de participar do primeiro, sugiro que já vá se programando para o segundo, pois é o melhor evento de São Paulo neste estilo com certeza.Valeu a pena MESMO.

3 comentários:

  1. Caro Luis, inicialmente muito obrigado por ter prestigiado o 1º Pratos & Brejas. Grato, ainda, pelos elogios à iniciativa. Penso que com a colaboração de pessoas como você conseguiremos elevar a cultura cervejeira a um novo patamar.

    Gande Abraço
    Chef Mané

    ResponderExcluir
  2. Chef Mané,
    Além de bom gosto e competência, seu carisma e simpatia foram fundamentais para o sucesso do evento.
    Parabéns a você e aos confrades do Brejas e podem contar comigo(inclusive com algumas de minhas cervejas) para o segundo ''Pratos & Brejas"

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Luis,
    Muito obrigado mesmo pela honra da sua presença, bem como pelas carinhosas palavras.
    É com pessoas como você que o mundo cervejeiro fica ainda mais bacana.
    Um abração e a gente se vê em Ribeirão.

    ResponderExcluir