quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Processo de fabricação de uma cerveja

Nest post vou mostrar algumas imagens da fabricação de uma cerveja caseira.
O processo envolve muito conhecimento e dá trabalho. Muitas vezes eu perco de 12 a 16horas na fabricação,tudo depende da quantidade e da tecnologia dos equipamentos que quanto mais rusticos mais tempo demora.Porém a cerveja pode ser feita com
equipamentos bem simples, mas quanto mais simples, menor a qualidade do produto final.
O primeiro passo é a elaboraçao da fórmula.Você tem que ter conhecimento suficiente para escolher os maltes e os lúpulos corretos para a cerveja que tem em mente.
A escolha certa da matéria prima vai contribuir para o equilibrio da cerveja.
Depois da elaboração da fórmula o próximo passo é a qualidade da água.
A cerveja é feita de 90% de água e por isso a qualidade dessa água é fundamental.
Aqui em Ribeirão Preto temos o privilégio de contar com a água do Aquífero Guarani que tem uma das melhores águas do mundo para a fabricação de cerveja.Pode se pegar a agua da torneira da rua que a qualidade é excelente, basta apenas filtrala em um filtro desse que retira o cloro que ela já vai estar no ponto bastando apenas adequar o seu PH para a brassagem.
Em algumas cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo os Homebrewers são obrigados a usar agua mineral devido a má qualidade da água.
Depois de ter uma agua adequada vamos a moagem dos maltes que quebrará a casca e deixará exposto o amido do endosperma do grão de cevada.




O malte tem que ser moído de modo que não fique nem muito fino e nem muito grosso.Se ficar muito fino vai ter a sua filtragem dificultada, se ficar muito grosso vai ter sua eficiência prejudicada, ou seja ,vai proporcionar menos açucares para o mosto.
Depois de moído o malte é jogado a agua em temperatura já pré-estabelecida pela fórmula elaborada anteriormente.Uma Pilsen, por exemplo, tem a sua temperatura inicial na casa dos 42ºC.
Aí começa a brassagem ou mosturação que fará com que o amido presente no grão seja convertido em açucares por enzimas que se formaram devido a água e a temperatura.
Esses açucares podem ser fermentáveis ou não, tudo depende do tipo de enzima e da faixa de temperatura que o amido se transforma em açucar.Isso depende do tipo de cerveja que se quer.Se mais ou menos encorpada, mais ou menos alcoólica dai a importancia da boa elaboração de uma fórmula.
O malte também vai ser responsável pela cor da cerveja .Quanto mais escuro for o malte, mais escura será a cerveja.

Terminada a brassagem vamos separar o mosto do bagaço de malte, para isso é usado um fundo falso na panela de brassagem.

Este fundo falso é mais alto que a valvula de extração da panela e é feito de uma chapa de inox toda perfurada que segura o bagaço e deixa passar o mosto limpo.
O elemento filtrante principal é a casca da cevada que retém todas a particulas de grão moído e é por isso que é importante não moer demais essas cascas, pois quanto mais moída for a casca menos ela vai reter a particulas menores da farinha do grão.
Separado do bagaço o mosto volta para a panela e agora vai ser fervido de 60 a 90 minutos além de ser também lupulado.

A alta fervura faz com que haja integração de todos os elementos do mosto além da caramelização de alguns açucares e também a sua esterilização e estabilização, bem como a volatização de substâncias indesejaveis.
Dependendo da fórmula vamos adicionar os lúpulos que podem ser de amargor ou de aroma,e são adicionados em intervalos que o cervejeiro decide baseado no estilo de cerveja que se quer produzir.
Por exemplo:cervejas mais amargas tem uma quantidade maior de lúpulos de amargor e esse lupulo ferve por mais tempo no mosto.Cervejas com mais aroma de lúpulo e menos amargas usam quantidades maiores de lúpulos aromáticos que são adicionados no final da alta fervura para não perderem suas características aromáticas que são voláteis.
Na imagem abaixo vemos o lúpulo em pelets.

Terminada a alta fervura e lupulagem começa o arrefecimento do mosto.

Na imagem acima vemos o chiller, que é uma serpentina de cobre por onde circula agua fria que troca calor com o mosto e o esfria rapidamente.Quanto mais fria estiver a água e maior for a serpentina mais rápido vai ser o arrefecimento.
Assim que o mosto esfriar vamos fazer a oxigenação do mosto, pois ele perde quase todo o oxigênio na fervura e para o desenvolvimento da levedura é preciso oxigena-lo novamente.
O processo é simples.Usamos uma bombinha dessas de aquário onde é adaptado um micro filtro de laboratório para evitar contaminação pelo ar e a bomba bombeia o ar através de uma pedra porosa esterilizada que produz micro bolhas e o mosto absorve o oxigenio.Simples e barato.veja a imagem abaixo:

Feita a oxigenação do mosto é só inocular o fermento.
É na fermentação que nasce a cerveja, pois até então o mosto não passava de chá de malte de cevada com lúpulo, é o fermento o verdadeiro mestre cervejeiro, que vai se alimentar dos açucares fermentaveis e vai produzir alcool e gás carbônico além de outras substancias.Um bom fermento produz uma cerveja de maior qualidade, pois produz menos substâncias indesejáveis como alguns tipos de ácidos.
Na imagem abaixo vemos o tanque de fermentação.
Terminada a fermentação que pode durar mais ou menos tempo,em geral uma semana, (mas depende do tipo de cerveja), ela já está quase pronta para ser engarrafada ou embarrilada.
Como na fermentação todos os açucares fermentáveis foram consumidos precisamos adicionar algum tipo de açucar fermentável antes do envase para que o fermento volte a produzir gás dentro do vasilhame para carbonatar a cerveja.

Isso se chama priming e pode ser feito de açucar cristal, alta maltose, mel ,glucose de milho ,ou qualquer outro tipo de açucar fermentável.
Adicionado o priming e envasada a cerveja ela vai carbonatar por uns 3 a 5 dias e depois vai maturar na geladeira.
A maturação é importante pois a cerveja verde ainda não é tão saborosa, costuma ser mais ácida e amarga que o normal, é na maturação que o fermento vai consumir algumas substâncias indesejáveis que ele mesmo produziu durante a fermentação e a cerveja vai amadurecer.

Está pronta a nossa cervejinha.
Espero que os amigos que não conheciam como é fazer uma cerveja em casa tenham agora uma noção lendo o que escrevi.

Fazer cerveja não é um bicho de sete cabeças. Apesar de dar muito trabalho, e fazer uma sujeirada em casa, é gratificante beber uma cerveja de qualidade superior e totalmente natural e sem conservantes.
Os que não conhecem, não fazem idéia de como é cremosa e saborosa uma cerveja feita assim com dedicação e ingredientes de qualidade superior.
Sem falar que você pode fazer o estilo que mais aprecia e a quantidade que quiser, ou ainda, chopp que sempre é melhor.

Abraços e até o próximo post.

4 comentários:

  1. Luís,

    Excelente post. Linguagem simples e fácil de entender. Ótima leitura. Meus parabéns.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rodrigo,a intenção era essa mesmo, explicar o processo sem usar termos muito técnicos e sem aprofundar demais, justamente para que os leitores tivessem uma noção do processo sem acha-lo complicado demais e quem sabe se interessarem em praticar o Homebrewing.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. esto fazendo um trabalho academico microbiologia biologica dos alimentos eo foca é processo da fabricaçao da cerveja revisao bibliografica esta ok ,materiais e metodo ok, gostaria do resultado e conclusao como contole microbiologico da cerveja ,phusado,microorganismo etc mande resposta para meu e-mail joserv@boticario.com.br

    ResponderExcluir
  4. Você possui material de Microbiologia de alimentos voltado para cervejaria?
    No Aguardo,

    Ana Paula
    anameloalmeida@hotmail.com

    ResponderExcluir