terça-feira, 25 de novembro de 2008

Blog da Celta (apresentando)


Meu nome é Luis Teixeira sou de Ribeirão Preto - SP e sou Homebrewer há 12 anos e fabrico a Cerveja Artesanal Celta.

Fabrico cervejas artesanais especiais de diversos estilos e estou criando este blog para falar sobre cerveja (tá na cara, né) e também sobre o cotidiano da cultura cervejeira no Brasil.



Sempre tive vontade de fazer cerveja, desde criança me fascinava com aquela bebida que fazia espuma, e meu pai sempre deixava a gente experimentar a espuminha (só experimentar, heim).



Meu avô materno trabalhou como prático cervejeiro na antiga Cervejaria Antarctica Niger de Ribeirão por 25 anos e na nossa casa sempre havia tudo quanto é tipo de brindes da Antarctica, como chaveiros em forma de tacinhas de cerveja, abridores de garrafas com os famosos pinguins impressos no aço, mini-barris de chopp de madeira, enfim uma porção de coisas que remetiam a fabricação do precioso liquido.



Então eu cresci e o que era brincadeira eu quis transformar em hobby. Em 1988 eu ganhei da minha esposa o meu primeiro livro sobre cerveja artesanalmente produzida.

Esse livro se chama: ''Como Fabricar Cerveja'' de autoria de Silvio Mello Martins, eu li e re-li
o livro umas 3 vezes e comecei a entender bem o processo, mas naquela época eu não conseguia encontrar o lúpulo para comprar e o malte era vendido só no sul do país e em grandes quantidades, não tinha Internet e era dificil achar as coisas. Tentei pedir na Antarctica, mas os caras nem me atenderam.Então por uns tempos eu deixei de lado o meu sonho, que toda a minha familia apoiava, principalmente meu pai que era quimico de formação e tinha feito o seu estágio justamente na Antárctica. Porém deixou a quimica de lado e foi ser Comerciante que dava mais dinheiro.



Até que finalmente em 1996 um concunhado meu veio até a casa da minha sogra num domingo, com um jornal e uma noticia que lhe chamara a atenção.

Era uma noticia sobre um Mestre Cervejeiro aposentado da antiga cervejaria Skol Caracu de Rio Claro - SP que tinha montado uma escola de cervejaria artesanal em São Paulo chamada ''Da Cevada Ao Copo'', e estava dando cursos de como se fazer cerveja em casa e ainda vendia os equipamentos e a matéria-prima necessária.
Foi a realização de um sonho, era tudo que eu queria !!!!!



Liguei no Domingo mesmo para o sr. Irineo André Dário que era o tal Mestre Cervejeiro e já marquei o dia do curso para o próximo fim de semana e lá fui eu.

Fiz o curso, mas confesso que fiquei perdidinho, mas acabei comprando os equipamentos e a matéria prima e uma semana depois já fiz a minha primeira cerveja, que ficou um horror.

Não repuz a água que evaporou durante a alta fervura e a cerveja acabou ficando escura e alcoólica e devido a falta de experiencia na brassagem, ela não fazia espuma apesar de estar tão carbonatada que explodiu um monte de garrafas na pasteurização, mas eu bebi assim mesmo as garrafas que sobraram, parecia uma Red Ale choca.



Mas a persistencia manda nesse negócio de fazer cerveja em casa e com o passar dos anos minhas cervejas só foram melhorando.

Muito estudo e pesquisa é fundamental, todo livro que encontro sobre cerveja artesanal eu compro e pesquiso em tudo quanto é site de cerveja artesanal dentro e fora do Brasil, além de estar, sempre que posso, visitando pequenas cervejarias e sugando tudo o que for possível dos seus Mestres cervejeiros.



Não ganho dinheiro vendendo cerveja, apesar de ter alguns pequenos clientes, a gratificação maior é quando eu bebo a minha cerveja e quando alguém me diz que foi a melhor cerveja que já bebeu na vida.



Na visita que fiz a Cervejaria Colorado na companhia de Mauricio Beltramelli do renomado site Brejas, tive uma das maiores alegrias da minha vida com relação a arte de fazer cerveja.

Passamos a tarde toda visitando a fábrica da Colorado e conhecendo todo o processo de produção das maravilhosas cervejas deles, sempre como nosso ciceroni o próprio Marcelo Carneiro da Rocha, proprietário da cervejaria, que é a simpatia em pessoa.

Quando vimos tudo da Colorado, fomos convidados a ir até uma area bastante aconchegante onde começamos todos a degustar as deliciosas cervejas produzidas por eles, e lá pelas tantas nos demos conta que a cervejaria estava fechando, e quando ameaçamos nos despedir para ir embora o Marcelo não deixou, e prontamente nos convidou para ir até o seu bar, o Cervejarium. Foi a glória.

Nos dirigimos ao bar e lá o Marcelo chegou com um brinde para cada um.
Era um moleton importado, com a estampa da Colorado nas costas e do Cervejarium na frente, muito bonito mesmo. Aí eu disse assim para o Marcelo: '' Pô, Marcelo depois de beber aquelas cervejas maravilhosas lá na fábrica, quem tinha que te dar presente era eu !!! '', e ele me respondeu: '' Quer me dar um presente? Me manda umas garrafas daquela cerveja que nós degustamos no Bytes And Beer 22 que tava maravilhosa''

O dono da Colorado, cujo as cervejas têm premiação Internacional, falar isso ? Me senti realizado e nas nuvens, sem palavras.

Melhor que isso só se eu me sair bem com a Robust Porter do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, onde o ganhador terá a sua receita reproduzida pela famosa cervejaria com a sua assinatura no rótulo.

Nesse blog vou postar receitas e métodos desenvolvidos por mim após 12 anos de dedicação a arte de fazer cerveja em casa.

Abraços a todos

3 comentários:

  1. ALVÍSSARAS!!!
    Que honra ser o primeirão a colocar um comentário no blog da cerveja que com certeza será uma revelação no cenário cervejeiro nacional!
    Um grande abraço deste seu humilde aprendiz e SUCESSO, pro blog e principalmente pra Celta!
    Mauricio Beltramelli
    www.brejas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Opa, faço do Maurício minhas palavras... ok, mesmo o lance de ter sido o primeiro a comentar aqui... hehe
    Seja bem vindo ao mundo virtual...
    abração

    ResponderExcluir
  3. Mauricio e Rodrigo,quisera eu escrever como vocês.
    O ''Brejas'' e o ''Hummmm,cerveja !!!'' são a minha leitura do dia a dia.
    Informação e entretenimento cervejeiro de primeira qualidade.
    Obrigado pela força meus amigos e vamos marcar um encontro cervejeiro para o inicio do ano regado a muita cerveja especial.
    Abraços

    ResponderExcluir