quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cervejas para o Oktoberfest Biergarten

As duas cervejas que fiz para o Oktoberfest que está sendo organizado pelos meus queridos amigos, Gabriela Benedini e Marcelo Vesoloski, proprietários do Biergarten, já estão maturando.
Para a festa, que promete ser um marco da cultura cervejeira de Ribeirão, eu fiz uma Wit Bier com capim cidreira que também está concorrendo no IV Concurso Nacional das Acervas, que acontecerá no próximo dia 11/10, no Rio de Janeiro.
Esta Wit Bier ficou muito refrescante e com certeza deverá fazer sucesso no clima quente de Ribeirão nessa época do ano.Para a festa reservei 30 litros que serão servidos em uma de minhas chopeiras.

A outra cerveja que fiz foi uma legítima India Pale Ale  feita com quantidades absurdas de malte e lúpulo. Para vocês terem uma idéia, uma cerveja desse tipo para ficar bem encorpada, alcoólica e lupulada deve ser feita com mais ou menos 300 gramas de malte por litro de cerveja pronta e mais ou menos 90 gramas de um lúpulo com alto teor de ácido alpha, para um volume de 20 litros de cerveja,(que é a quantidade que fiz) e para deixá-la excepcional usei nada menos que 400 gramas de malte por litro e 120 gramas do lúpulo americano Summit que tem 16,7% de ácido alpha, e pelos calculos, vai dar 120 de IBU.Vai ser uma ''paulada'' na lingua, rsssss.
Esta cerveja foi feita em uma brassagem coletiva da Acerva Ribeirão na casa do nosso amigo Renato Vergami, onde além da India Pale Ale, foi feita também uma Porter sob a supervisão do amigão Gustavo Danhone.
Nesta Porter, que teve alguns palpites meu também, o Gustavão adicionou pó de cacau puro, vai ficar show de bola.
Quando fomos embarrilar estas cervejas, é lógico que experimentamos um copo de cada, e já vou adiantar, sem medo de errar, que elas farão muito sucesso na Oktoberfest Biergarten.

A festa vai ser no dia 31/10, em uma bela chácara às margens da avenida Maurilio Biagi, e tenho certeza que crescerá a cada ano, e quem sabe se torne uma das maiores Oktoberfest do interior de São Paulo.
Impolgação e colaboração para isso se tornar realidade sei que não irá faltar aos amantes da boa cerveja de Ribeirão Preto.
E viva a Oktoberfest !!!!!!

6 comentários:

  1. Oktoberfest ai vamos nós!
    Parabéns, Luis, pela premiação no Rio. Gostaria de aproveitar e dizer que foi um prazer conhecer vcs e espero que possamos saborear muitas cervejas juntos! "Boa sr. 02" rsrs

    Ah!...a encomenda tá feita! vou provar na festa mas quero saborear em casa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grande Danilo !!!!
    Foi também um prazer enorme conhecer você, que é tão gente boa e divertido.
    É claro 01 que não vamos perder o oktoberfest do Biergarten, tomara que não tenha nenhum QRUzinho daquele, rsssss.
    Boas cervejas trazem boas amizades.

    Forte abraço e até lá.

    ResponderExcluir
  3. EEEEEE!!!
    A Oktoberfest vai ter 200 convidados, que poderão saborear essa delícia. Como você sabe, Luis, é a primeira e por isso, os convites são limitados e têm um custo.
    Os primeiros da lista, é claro, são os amigos da loja, os cervejeiros e apreciadores do movimento cervejeiro.
    Com certeza ano que vem será maior e você terá que aumentar a produção! ;)

    Os interessados em participar da festa, podem nos consultar sobre disponibilidade das camisetas, que são o convite obrigatório para a festa: deguste@emporiobiergarten.com.br

    Beijão

    Gabi

    ResponderExcluir
  4. "Tem como vc dar um RPT nesse QRUzinho q num copiei!" rsrsssss Abraço e até breve!

    ResponderExcluir