quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ACERVA - Paulista em Ribeirão

No ultimo Sábado, dia 05/09, membros e diretores da ACERVA - Paulista estiveram reunidos aqui em Ribeirão Preto, com os membros da ACERVA - Ribeirão, em um encontro no Biergarten, localizado no Novo Mercado Municipal.
Nesse encontro rolou papos animadissimos regados a ótimas cervejas elaboradas pelo pessoal da ACERVA - Paulista.
Tinha cerveja artesanal para todos os gostos, cerveja clara, cerveja escura, cerveja forte, cerveja fraca, cerveja de novatos, cerveja de experientes, enfim, tudo que um bom apreciador de cerveja gosta, boas amizades com boas cervejas em um bom lugar para se estar.
Os membros da ACERVA vieram de várias cidades do estado, São Paulo, Campinas, São Carlos, Vargem Grande e outras que não me lembro, também pudera, era muita gente e muita cerveja.
Foi muito bom reunir em Ribeirão tantas pessoas com a mesma paixão pela cerveja artesanal, algo que até bem pouco tempo atrás era impensável, pois como eu já disse no post anterior, eram pouquissimas pessoas que se interessavam pelo assunto.
Felizmente esse quadro mudou e a cada dia surgem novos adeptos e logo teremos um movimento cervejeiro tão forte quanto o que acontece em outros países pelo mundo.
O encontro terminou no Domingo com uma churrascada oferecida pela Cervejaria Colorado, que sempre apoiou o movimento homebrew, pois sabe que quem mais difunde cervejas especiais são, é claro,  os homebrewers.
Parabéns à ACERVA - Paulista e à ACERVA-Ribeirão.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

1º Encontro da ACERVA - Ribeirão Preto


Sexta-feira, dia 04/09/2009, às 20:00 hs, no novo Mercado Municipal de Ribeirão Preto, aconteceu o que eu mais esperei nesses 13 anos que  faço cerveja artesanal: O 1º encontro oficial em Ribeirão Preto de pessoas com a mesma paixão que eu, A CERVEJA ARTESANAL.
Ao longo de todos esses anos, sempre procurei por pessoas em Ribeirão que se interessavam por Cervejas especiais e artesanais, sempre servia a minha cerveja em reuniões com as pessoas que eu trabalhava, ou do circulo de trabalho da minha esposa, ou em festas na minha casa, para que eu pudesse mostrar que é possivel fazer ótimas cervejas em casa e levar a arte cervejeira ao maior numero possivel de pessoas.
Mas confesso que é, e sempre foi dificil, competir com os bebedores das marcas de cerveja de sempre, as aguadas e sem graças Pilseners brasileiras, que de Pilsen mesmo, não tem nada.
Com muito capricho e criatividade para criar boas cervejas em minha casa, consegui conquistar alguns admiradores fiéis da minha cerveja.
Mas mesmo eu me oferecendo para ensinar a arte de fazer cerveja, nunca consegui fazer o bom apreciador de cerveja, virar o bom produtor, pois quando eu contava o trabalho que dava e a dedicação aos estudos que temos que ter, além do tempo que se levava, o pessoal desistia.
Apenas em 2007 eu fui achar alguém aqui em Ribeirão, que além de mim,  se interessava em produzir a própria cerveja.
Essa pessoa é o Zé Virgilio do podcast ''Bytes And Beer'', quando o achei na internet e fiquei sabendo que ele morava em Ribeirão Preto, tratei logo de marcar um encontro para conversarmos sobre essa nossa paixão em comum.
O encontro aconteceu lá no bar Cervejarium, e ficamos eu, meu irmão, o Zé e o Marcelo Carneiro da Colorado,conversando e bebendo cerveja artesanal feita por eles, a noite toda.
Era o começo de tudo.
Naquela noite eu perguntei a eles se eu podia enviar para o Bytes And Beer uma amostra de uma de minhas cervejas, para que eles a avaliassem no programa,e é claro, eles disseram que sim e que estavam ansiosos para degustar uma cerveja minha.
A degustação acabou acontecendo no programa de numero 22 e o link para quem quiser ver o resultado da avaliação, é esse: http://www.youtube.com/watch?v=4yFWwzKoE-4
Depois da apresentação da minha cerveja no programa, comecei a receber vários e-mails de pessoas interessadas em fazer a própria cerveja e algumas dessas pessoas eram de Ribeirão.
Além do ''Bytes And Beer'', também tive a sorte de ter cerveja minha bem avaliada e citada no site ''Brejas'' e no site ''Hummmm,Cerveja !!!'', cujo seus ''escribas'' agora são meus amigos.
No mesmo ano eu participei e fui um dos finalistas do Concurso Nacional Mestre Cervejeiro Eisenbahn o que me rendeu uma entrevista no maior jornal de Ribeirão e na TV Record, e então enviei um e-mail para a Gabriela Benedine do Biergarten, a primeira loja especializada em cervejas especiais de Ribeirão Preto, que acabara de abrir no recem inaugurado Novo Mercado Municipal, para contar a novidade.
A partir desse e-mail, recebi um convite para ir conhecer o Biergarten e seus proprietários.
Começamos uma bela amizade, eu, Marcelo Vesoloski e Gabriela Benedine e lá também conheci muita gente boa, apaixonada por cerveja.
Fiz degustação de minhas cervejas por lá, e isso acabou por animar o pessoal, que até então só bebia, a produzir cerveja artesanal.
Foi quando a Gabi e o Marcelo tiveram a grande idéia de convidar o Leonardo Botto para dar um curso de como produzir cerveja artesanal.
Foi um Sucesso!!! 44 alunos de Ribeirão e região, em 2 cursos.
E em um desses cursos, surgiu a idéia, partindo de Gabi e Marcelo de criar a nossa ACERVA, e na data, local e horário acima mencionados, no inicio deste post, este cervejeiro que vos escreve, pode ver então um de seus sonhos se realizar.
Lá nesse primeiro encontro oficial, tinhamos várias cervejas feitas pelos membros da nossa ACERVA RIBEIRÃO, algumas como primeira leva do seu cervejeiro, mas todos se mostraram muito promissores.
Foi um ENORME prazer para mim, que fiz questão de dizer a todos que esperei isso por muitos anos.
Nessa primeira reunião, contamos ainda, com a presença ilustre do presidente da ACERVA Paulista, Carlos Magno e de um de seus diretores, o nosso grande amigo Philip Zanello.
Esperamos poder trabalhar juntos com a ACERVA Paulista para difundir ainda mais a arte de se fazer cerveja, por todo estado de São Paulo.

Vida longa a ACERVA RIBEIRÃO !!!!!