No ultimo Sábado participei do primeiro ''Pratos & Brejas'', evento realizado pelos confrades do Brejas, com a colaboração do Chef Manuel Alves Filho, ou como é mais conhecido, Chef Mané.
O evento que foi realizado no famoso Bar do Italiano em Campinas - SP, apresentou a harmonização de pratos com cervejas e estas harmonizações ficaram a cargo da nutricionista e também amante da cultura cervejeira, Fabiana Panobianco, que é minha conterranea, aqui de Ribeirão Preto, e é esposa do Mauricio Beltrameli do Brejas.
O evento contou com diversas personalidades do mundo cervejeiro, como o ''escriba'' Mauricio Beltrameli, principal articulista do site Brejas, Ricardo Sangion, um dos idealizadores do Brejas junto com o Mauricio, diretores da Schincariol, importadores e distribuidores de cervejas da Nono Bier, Afonso Landini e Priscila Landini da ''A Turma da Cerveja Artesanal'' que é a principal empresa do Brasil em vendas de equipamentos e matéria-prima para cerveja artesanal, além dos proprietários do famoso Bar Vila Dionisio de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, bem como outros convidados amantes de cervejas especiais e bons pratos.
Os pratos foram servidos na seguinte ordem:
Após um welcome drink com bruschettas de berinjela que harmonizaram perfeitamente com a cerveja Devassa Loura do grupo Schincariol, foi a vez das bruschettas de abobrinha, as quais tiveram a companhia da Baden Baden Weiss(também do grupo Schincariol) cerveja do estilo German Weizen (trigo), que também harmonizou perfeitamente.Uma delicia.
A seguir veio o prato principal, que era composto por cordeiro com polenta cremosa e a cerveja escolhida para harmonização foi a belga Achel Trappist Brune do estilo Belgian Dubbel.
Não podiam ter escolhido melhor cerveja, casou divinamente com o prato.
E por ultimo, para finalizar o menu-degustação, foi servido um pain perdu [pão perdido, em português], sobremesa típica de bistrô que leva purê de banana, pão, creme inglês, rum e gotas de chocolate, e para harmonizar com esta sobremesa a divina Colorado Demoiselle, algo que me encheu de orgulho pois a cerveja é de Ribeirão e foi considerada a melhor cerveja do mundo em seu estilo no ultimo European Beer Festival.
Foi um dos eventos mais agradaveis e bem feitos que eu já tive o prazer de participar, os pratos foram muito bem harmonizados com as cervejas que eram maravilhosas, principalmente a estrela do menu que foi a Achel Trapist Brune.
Lá mesmo, no ''happy end'' da festa já se discutia o melhor dia para ser feito o Segundo ''Pratos & Brejas '' e ao que me parece será em junho próximo.
Quem não teve a oportunidade de participar do primeiro, sugiro que já vá se programando para o segundo, pois é o melhor evento de São Paulo neste estilo com certeza.Valeu a pena MESMO.
Caro Luis, inicialmente muito obrigado por ter prestigiado o 1º Pratos & Brejas. Grato, ainda, pelos elogios à iniciativa. Penso que com a colaboração de pessoas como você conseguiremos elevar a cultura cervejeira a um novo patamar.
ResponderExcluirGande Abraço
Chef Mané
Chef Mané,
ResponderExcluirAlém de bom gosto e competência, seu carisma e simpatia foram fundamentais para o sucesso do evento.
Parabéns a você e aos confrades do Brejas e podem contar comigo(inclusive com algumas de minhas cervejas) para o segundo ''Pratos & Brejas"
Abração.
Luis,
ResponderExcluirMuito obrigado mesmo pela honra da sua presença, bem como pelas carinhosas palavras.
É com pessoas como você que o mundo cervejeiro fica ainda mais bacana.
Um abração e a gente se vê em Ribeirão.