terça-feira, 28 de abril de 2009

Celta na Beer Life


No ultimo mês de Dezembro, como eu ja disse em um post anterior, houve a festa de premiação do ''Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn'' lá no famoso Bar Anhanguera de São Paulo, cujo este cervejeiro que vos escreve foi um dos finalistas, como vocês também já sabem.
Lá Estavam presentes além dos finalistas e do pessoal da Eisenbahn e do grupo Schincariol, diversas personalidades do mundo cervejeiro brasileiro.
Para cobrir o evento também estava a Revista Beer Life que é tida como a melhor revista do segmento cervejeiro do Brasil apesar de ainda estar em sua 4ª edição.
A editora desta revista é a beer somelier Cilene Saorin que é considerada uma das maiores especialhistas em cerveja do mundo.Ela é jurada do ''European Beer Festival'', além de também ter sido jurada no Concurso da Eisenbahn.
A revista entrevistou a todos os finalistas, além, é claro, algumas das personalidades que lá estavam.
A edição foi colocada a venda e entregue aos assinantes em Fevereiro, e agora eles disponibilizaram no site da revista todas as matérias dessa que é a 4ª edição.
Então, para quem quiser dar uma olhada na matéria onde eu fui um dos entrevistados, coloco a disposição o link abaixo:

http://www.beerlife.com.br/ed4/concurso.asp

Abração.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pratos & Brejas














No ultimo Sábado participei do primeiro ''Pratos & Brejas'', evento realizado pelos confrades do Brejas, com a colaboração do Chef Manuel Alves Filho, ou como é mais conhecido, Chef Mané.


O evento que foi realizado no famoso Bar do Italiano em Campinas - SP, apresentou a harmonização de pratos com cervejas e estas harmonizações ficaram a cargo da nutricionista e também amante da cultura cervejeira, Fabiana Panobianco, que é minha conterranea, aqui de Ribeirão Preto, e é esposa do Mauricio Beltrameli do Brejas.



O evento contou com diversas personalidades do mundo cervejeiro, como o ''escriba'' Mauricio Beltrameli, principal articulista do site Brejas, Ricardo Sangion, um dos idealizadores do Brejas junto com o Mauricio, diretores da Schincariol, importadores e distribuidores de cervejas da Nono Bier, Afonso Landini e Priscila Landini da ''A Turma da Cerveja Artesanal'' que é a principal empresa do Brasil em vendas de equipamentos e matéria-prima para cerveja artesanal, além dos proprietários do famoso Bar Vila Dionisio de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, bem como outros convidados amantes de cervejas especiais e bons pratos.




Os pratos foram servidos na seguinte ordem:


Após um welcome drink com bruschettas de berinjela que harmonizaram perfeitamente com a cerveja Devassa Loura do grupo Schincariol, foi a vez das bruschettas de abobrinha, as quais tiveram a companhia da Baden Baden Weiss(também do grupo Schincariol) cerveja do estilo German Weizen (trigo), que também harmonizou perfeitamente.Uma delicia.




A seguir veio o prato principal, que era composto por cordeiro com polenta cremosa e a cerveja escolhida para harmonização foi a belga Achel Trappist Brune do estilo Belgian Dubbel.


Não podiam ter escolhido melhor cerveja, casou divinamente com o prato.



E por ultimo, para finalizar o menu-degustação, foi servido um pain perdu [pão perdido, em português], sobremesa típica de bistrô que leva purê de banana, pão, creme inglês, rum e gotas de chocolate, e para harmonizar com esta sobremesa a divina Colorado Demoiselle, algo que me encheu de orgulho pois a cerveja é de Ribeirão e foi considerada a melhor cerveja do mundo em seu estilo no ultimo European Beer Festival.




Foi um dos eventos mais agradaveis e bem feitos que eu já tive o prazer de participar, os pratos foram muito bem harmonizados com as cervejas que eram maravilhosas, principalmente a estrela do menu que foi a Achel Trapist Brune.



Lá mesmo, no ''happy end'' da festa já se discutia o melhor dia para ser feito o Segundo ''Pratos & Brejas '' e ao que me parece será em junho próximo.


Quem não teve a oportunidade de participar do primeiro, sugiro que já vá se programando para o segundo, pois é o melhor evento de São Paulo neste estilo com certeza.Valeu a pena MESMO.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cerveja Celta No Vila Dionisio

Convidado pelos proprietários do famoso Vila Dionisio, este cervejeiro que vos escreve vai produzir duas cervejas especiais para serem degustadas no bar, o que deve acontecer lá pela ultima semana de Abril.

As duas cervejas que vou fazer vão ser a Black Panther, que ficou entre as 5 melhores cervejas do Concurso ''Mestre Cervejeiro Eisenbahn'' do ano passado, e a Weiss que mencionei em um post anterior feita com mel e um toque de Capim Cidreira.

Vão ser 30 litros de cada cerveja e serão servidas na versão chopp em uma confraternização para convidados especiais do Vila Dionisio, para comemoração do primeiro aniversário do bar que hoje podemos dizer ser um dos melhores bares do estado de São Paulo com certeza.

Os proprietários do bar ficaram sabendo da Celta através de Gabriela Benedini e Marcelo Vesoloski que guardaram uma garrafa da minha Celta Rauch Bier degustada no Biergarten e levaram para eles. E com uma mãozinha do Gustavo Danhone que também é amigo do Rodrigo, um dos sócios do Vila Dionisio, marcamos um encontro lá no bar, onde decidimos a quantidade e o tipo de cerveja que eles queriam servir.

Fica aqui então o meu agradecimento a Gabriela, Marcelo e Gustavo por terem dado esse empurrãozinho a Celta que vai ter a honra de ser servida no fantástico bar Vila Dionisio.

Até lá então.